Voluntariado: uma realidade além da solidariedade
- Aline Fernandes
- 9 de mar. de 2018
- 1 min de leitura
Conheça o conceito de Voluntariado e descubra o trabalho voluntário que você mais de identifica

O terceiro setor tem desenvolvido em todo país participação fundamental na promoção de direitos, educação, assistência social e formulação de políticas públicas. Estas atividades, historicamente, têm apoiado grupos vulneráveis e portadores de necessidades especiais, entre outros.
O exercício do voluntariado se amplia e fortalece cada vez mais, possibilitando aos próprios cidadãos voluntários realizar ações e dedicar-se a atuar pelo bem da sociedade e não somente de um grupo restrito de pessoas.
Uma das formas de conseguir apoio aos trabalhos voluntários é estabelecer parcerias entre organizações e empresas, prática antiga que traz benefícios em diversos aspectos. Sendo assim, cidadãos criam relações mais próximas com o terceiro setor.
Algumas empresas, como a Ambev, possui um programa chamado VOA, onde oferece mentoria e conhecimentos de gestão para ONGs. Dessa forma, a organização pode aprimorar seus processos e alcançar impactos positivos.
Para incentivar os cidadãos em praticar este tipo de atividades, o Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário, foi lançado para unir esforços do governo, organizações da sociedade civil e empresas em prol do trabalho voluntário.
A iniciativa, lançada oficialmente no Dia do Voluntário, 5 de dezembro, com o intuito de promover uma mudança profunda na sociedade.
Fonte: Estadão; Agência Brasil
Comentarios