Esquadrão da Vida tem capacidade de acolher mais de 20 pessoas de diversos gêneros.
- Isabele Silva e Bruna Sugano
- 11 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
A Associação Prudentina para Prevenção dos Vícios e Recuperação de Vidas (Esquadrão da Vida), surgiu em 1983, como filial do Esquadrão da Vida de Marília. A entidade se tornou independente em março de 1998.
O intuito da instituição é de prestar assistência com a finalidade da prevenção e recuperação da dependência química, com exercício de atividades de reinserção social do usuário, visando melhoria da sua qualidade de vida e a redução dos riscos e dos danos associados ao uso de drogas.
Desde que se tornou independente, a ONG cresceu e realizou uma parceria com a Secretaria de Saúde de Presidente Prudente, onde em 2014, deram início ao Programa Recomeço. A entidade tem capacidade total de acolhimento para 30 pessoas.
Zulmira Zafani Ramalho psicóloga e Fabiana Ramos Galindo, assistente social, são responsáveis pela entidade e percebem a grande importância no trabalho da associação, “Com o tempo vamos trabalhando tais demandas e aos poucos os vínculos vão sendo reestabelecidos e fortalecidos e a autonomia e emancipação de sua vida vão sendo resgatadas, considerando que estão em sobriedade”, conta a psicóloga.

Atualmente, a entidade encontra como dificuldade o fato da comunidade terapêutica estar localizada no espaço rural, onde o acesso por conta da distância e falta de transporte público dificulta ainda mais a chegada das pessoas na entidade.
De acordo com Fabiana, a falta de conhecimento da entidade gera outro fator que traz uma outra dificuldade. “Além disso, poucas pessoas conhecem o serviço e as dificuldades vivenciadas pelas Entidades Filantrópicas, sendo assim poucos se disponibilizam a colaborar voluntariamente com o trabalho desenvolvido.”
A entidade tem também, um serviço de acolhimento destinado à adultos acima de 18 anos, do sexo Masculino, com transtornos decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas. O objetivo deste serviço é reorganização estas pessoas em um espaço adequado e de referência, oferecendo suporte para o processo de recuperação e reinserção social.
A entidade possui alguns voluntários, esses ajudantes compõe até mesmo a própria diretoria, para que tenha um esforço ainda maior de pessoas apoiando o crescimento da associação e transmitindo o conhecimento para outras pessoas.
Agora que você sabe mais sobre Associação Prudentina para Prevenção dos Vícios e Recuperação de Vidas (Esquadrão da Vida), seja um voluntário e faça parte da equipe que tem como meta, ajudar sempre aqueles que mais precisam.
Comments