Benefícios do trabalho voluntário para a saúde mental
- Aline Fernandes
- 8 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Ser voluntário promove o crescimento espiritual e autoconfiança das pessoas

Tornar-se voluntário para muitas pessoas surge como uma oportunidade de alcançar novos caminhos e encontrar sua personalidade. Conforme dados do Ibope, um quarto dos brasileiros faz ou já fez voluntariado ao longo da vida. Quando questionados eles dizem se sentir satisfeitos em realizar um trabalho que ajude aos outros.
Mas de que forma o prazer em ajudar o próximo pode se relacionar e beneficiar aspectos como o corpo e a mente de quem é voluntário?
Conforme a psicóloga Suellen Medeiros, o trabalho voluntário é sem dúvidas uma ferramenta útil e eficaz para o aumento da autoconfiança, afinal, a autoconfiança se fortalece quando se confia na capacidade de realizar algo.
Com o intuito de oferecer algo a alguém, o trabalho voluntário possibilita que o voluntariado alcance satisfação emocional e sentimental.
Suellen destaca a importância de valorizar-se a capacidade de realizar uma tarefa. Ou seja, a pessoa que se depara com situações em que a coloque como incapaz, o trabalho voluntário pode ajudar fazendo com que o indivíduo que tem a sua autoconfiança abalada consiga perceber quão especial e capaz ela é. “Quando descobrimos qualidades que não enxergávamos em nós, começamos a enxergar o mundo de uma forma melhor. O espirito solidário aflora, sendo satisfatório para ambas as partes, cada vez mais o voluntário terá vontade de ajudar, e isso é sinal de que a autoconfiança está sendo resgatada”, diz.
A sensação de ter um propósito em função de algo causa no voluntariado uma maior responsabilidade, ponto positivo para as pessoas que tem interesse em alcançar o “dever cumprido”.
Além disto, os benefícios para a saúde mental se dão na decorrência de um trabalho prazeroso que pode auxiliar no corpo do indivíduo, onde os problemas de saúde podem ser convertidos. Como por exemplo, a depressão.
Em questão da depressão, a pessoa busca, em maior parte dos casos, o isolamento. Mas isto se dá na “maioria”, por que algumas pessoas interagem normalmente sem conseguir exprimir seus sentimentos. Segundo a psicóloga, nestes casos o trabalho voluntário pode surgir como oportunidade de um tratamento natural e eficaz para a saúde mental.
“As pessoas com depressão fazendo algum tipo de trabalho voluntário, além de se movimentarem em prol de algo satisfatório, acabam ocupando a mente trazendo resultados. Aí entra a confiança na própria capacidade, onde muitas pessoas encontram a ‘luz no fim do túnel”, completa.
Para melhorar e fortalecer a boa saúde mental há diversas formas, uma delas o amor. Sendo assim, a pessoa que encontra sua autoconfiança fortalece sua relação de cura ligada ao amor. Ser voluntário é sentir e compartilhar.
Ficou interessado em se tornar voluntário? Quer conhecer uma entidade que melhor se encaixa em seu perfil? Faça o cadastro online na Central de Voluntários em Ação para encontrar o trabalho ideal para você. Acompanhe as notícias no site e Facebook da CVA.
Comentarios