CVA aplica curso de Capacitação para alunos de Escola Pública de Presidente Prudente
- Isabele Silva e Bruna Sugano
- 30 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
A Coordenadoria da Juventude de Prudente juntamente com a Central de Voluntários em Ação realizou na manhã de quinta-feira, 24, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) 'Professor Samoel Brondi', do Parque Alvorada, uma capacitação voltada para ensinar aos jovens a importância do voluntariado.

A palestra foi ministrada pelo gestor de pessoas e fundador da Casa da Sopa, Gilmar Roberto Rist, tratando sobre o tema: “Voluntariado”, que abordou a importância das pessoas ao se voluntariar e que isso deve começar desde jovem.
O coordenador da juventude de Presidente Prudente, Juliano Camilo Borges, foi quem deu início ao curso, sendo conduzido logo em seguida pelo Gilmar.
Juliano contou da importância de ter uma sala da Central de Voluntários em Ação no CEU. “O espaço é importante e vem somar com o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela coordenadoria da juventude com objetivo de impulsionar o voluntariado entre os jovens e mostrar para o jovem e para comunidade em geral a importância do trabalho voluntário.”
O coordenador reforçou da importância de mostrar ao jovem o quanto a sociedade precisa de voluntários e que para se voluntariar, é necessário conhecer as regras, organizações, disciplinas e normas de uma entidade e, só assim, é possível dar ao jovem a condição de fazer um trabalho voluntário eficaz e eficiente.
A assessora de projetos da Coordenadoria da Juventude, Michele Cristina dos Santos Souza, acredita que é muito importante capacitar voluntários e também ser um voluntário. "Por que tem gente que não tem oportunidade de trabalhar como voluntário, por não ter uma capacitação, e sendo voluntário a pessoa tem a oportunidade de mostrar o que realmente sabe fazer.”
Antonia Braz, presidente da CVA ficou extremamente feliz com a nova sala, e ver que agora, a Central pode investir mais na capacitação, principalmente do jovem. “É muito importante que os voluntários passem pela capacitação, porque eles vão ver diversas oportunidades onde eles podem atuar, tanto dentro de uma entidade, como montar o próprio projeto, como também criar a sua própria ação, enfim ver diversas formas e não ficar preso. Despertar a criatividade de que forma eu posso contribuir com o mundo.”
O palestrante da capacitação Gilmar, com toda experiência dentro do voluntariado enxerga a prioridade que deve ser dada em capacitar as pessoas para ser voluntárias. “É o que está faltando na sociedade e em prudente, as entidades precisam disso, de uma certa forma, tem necessidade, não sabem como funciona o processo, então nós estamos iniciando o processo de capacitação, para pessoas que estão dispostas a serem voluntárias e posteriormente capacitar também as próprias entidades.”
O estudante do 2º ano do ensino Médio, Ítalo Maycon Silva, 16, acredita que a capacitação pode vir acrescentar muita coisa na sua vida. “Acho muito boa, porque o voluntariado ultimamente é uma coisa muito falada e muitas pessoas querem doar-se em prol a algo.”
Comments