O que é uma ONG?
- Isabele Silva e Bruna Sugano
- 2 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Você sabe qual a importância das ONGs para a comunidade?
Quando se fala em organizações não-governamentais (ONGs) são variadas as reações das pessoas. Alguns acreditam que são instituições beneficentes feitas apenas por voluntários, já para outros, as entidades ainda são algo indefinido, por ser algo que não é regulamentado pelo governo ou por uma empresa. A falta de conhecimento pode causar um pré-conceito a respeito das entidades que buscam sempre ajudar a uma causa.

O que é uma ONG?
O termo foi criado há mais de 60 anos pelas Organizações das Nações Unidas, e se aplica a qualquer pessoa jurídica que não é governo, não visa lucro e tenha participação livre e voluntária. Isso quer dizer que, movimentos ou coletivos que não estejam legalmente constituídos não são ONGs. Em geral as ONGs perseguem benefícios sociais ou ambientais. Para serem "oficiais", essas entidades precisam ter uma estrutura legal e formal.
No Brasil, existem mais de 310 mil ONGs, que são associações e fundações legalmente constituídas. As entidades legalizadas, podem atuar em várias frentes, na área de saúde, assistência social, econômica, ambiental e, em qualquer esfera local, estadual, nacional e até internacional. Ou seja, é possível criar uma ONG para defender desde os interesses de uma única rua (batalhar por melhorias urbanas, segurança, etc.) até lutar pelos oceanos de todo o planeta.
As ONGs fazem parte da nossa sociedade. As pessoas podem contribuir de diversas formas, seja com valores mensais, semanais ou conforme a disponibilidade financeira. Outras opções de ajudar essas entidades é por meio do trabalho voluntário, que ajuda crescer e contribuir até mesmo para o bem pessoal. É praticamente impossível que, no seu dia a dia, você não tenha contato com alguma ONG ou com os trabalhos que elas fazem e que isso não te motive a ajudar de alguma forma.
Precisamos mudar o olhar sobre essas entidades, compreender que elas só existem porque alguém decidiu ajudar ao outro, decidiu fazer o bem ao realizar alguma ação que possa criar uma sensação de bem estar e realização pessoal, seja ela através de uma ação, uma brincadeira, um abraço, doação e até mesmo um sorriso.
Então veja, o quanto as entidades são importantes para o bem de uma determinada comunidade e até mesmo do mundo. Por isso, não deixe de ajudar à quem precisa, faça o bem sem olhar a quem
Commentaires